Santos

Veja também: Categorias

Santos é a principal cidade da Baixada Santista e possui a maior participação econômica da região, nela se encontra o maior porto da América Latina.

Em 2010, a cidade era a 17ª mais rica do país, com produto interno bruto de R$ 27.616.035.000,00.

Santos já foi considerada na 5ª colocação entre as não capitais mais importantes para a economia brasileira e a 10ª colocada segundo a qualidade de vida.

O principal cartão-postal do município são os 7 km de praia. O Livro dos Recordes situa os jardins da orla de Santos como formadores do maior jardim frontal de praia em extensão do mundo.

Os canais de Santos são uma marca característica da cidade, eles são numerados sequencialmente e servem como pontos de referência, muito mais do que os bairros ou vias. Foram construídos por Saturnino de Brito para drenar os terrenos alagadiços da planície santista e conduzir as águas pluviais, que eram focos constantes de doenças nos verões quentes da cidade, ao mar. O sistema combinou planejamento urbano (arruamento das zonas atravessadas pelos canais) e separação estrita entre redes de águas pluviais e rede de esgotos.